Sindicatos discutem implementação do programa de gestão por competência

Sindicatos discutem implementação do programa de gestão por competência

Postado em: 20 de junho de 2016

Sindicatos discutem implementação do programa de gestão por competência

O governo do Estado está elaborando a implementação do “Programa de Gestão por Competência”, que tem como objetivo valorizar o servidor e modernizar a gestão pública de Mato Grosso do Sul para melhorar o atendimento à sociedade. Para isso, na semana passada, o Executivo reuniu dirigentes sindicais para discutir esse projeto.

Para a presidente do Sigeasfi, Luiza Coutinho, esse é um projeto que pode agregar valor para a governo e para o servidor, pois esses trabalhadores vão desenvolver habilidades e conhecimentos dentro das funções que atuam, que refletirá em prestação de serviço de maior qualidade à sociedade. “É um projeto que precisa ser muito discutido para que seja adequado à realidade da organização e realmente seja uma ferramenta de crescimento institucional e individual”, comentou.

A intenção do governo do Estado com esse projeto é otimizar o desenvolvimento profissional do servidor, por meio de um levantamento das competências de cada funcionário público. “Mas esse programa, repito, tem que ser muito bem discutido para que seja participativo, democrático e eficaz”, ressaltou Luiza. Ela afirmou que serão marcadas outras reuniões para discutir o assunto.

De acordo com o secretário-adjunto de Administração e Desburocratização (SAD), Edio Viegas, quanto mais o governo do Estado proporcionar ferramentas de gestão que melhore a capacidade do servidor de desempenhar suas funções, sem dúvida que todos vão ganhar: sociedade, servidor e Executivo. “Pode se tornar uma importante política de valorização do servidor, do ponto de vista de seu conhecimento, do seu desenvolvimento profissional e também da sua realização pessoal enquanto cidadão”.

O primeiro passo deste programa é o mapeamento das competências dos servidores sul-mato-grossense, conforme detalhou a coordenadora do projeto, a psicóloga e servidora Ana Carolina Verbisck. Conforme a servidora, o Governo prevê mapear as competências de todos os órgão até meados de novembro/2016. Os servidores já podem responder o questionário on line através do site www.meritocracia.ms.gov.br.

Os próximos passos do programa inclui o planejamento da avaliação de desempenho, que será destinado a cada servidor visando identificar onde está faltando incentivo para que ele desenvolva suas habilidades, ou seja, para que esse servidor possa se desenvolver naquelas competências necessárias à melhoria de seu desempenho individual e organizacional.

Por: Assessoria de Comunicação