Servidores aprovam mudança do modelo contributivo da Cassems

Servidores aprovam mudança do modelo contributivo da Cassems

Postado em: 8 de dezembro de 2017

Servidores aprovam mudança do modelo contributivo da Cassems

Nessa quinta-feira (dia 07), em Assembleia Geral Extraordinária, a maioria dos cerca de mil servidores estaduais presentes aprovou a mudança do modelo contributivo da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems).

De acordo com os Conselhos da Cassems, a mudança não é um reajuste e sim uma alteração no modelo contributivo para manter o equilíbrio do plano e não atingirá a maioria dos beneficiários. Essa mudança tem sido debatida há meses, após a diretoria perceber um aumento significativo de ações judiciais por parte de casais servidores, que questionam as determinações estatutárias que vedam a possibilidade de qualquer pessoa habilitada para ser associado ou participante da Cassems figurar como dependente de outro associado participante.

Segundo a Cassems, nos últimos meses, tem aumentado o número dessas ações, o que pode trazer um passivo judicial de até 50 milhões de reais e uma redução anual de 10 milhões de reais na receita.

As mudanças são as seguintes: os 4,5 mil beneficiários, de casais servidores, passarão a contribuir com o maior salário recebido entre os dois e o servidor com o menor salário poderá entrar como dependente. Os 25,5 mil titulares que têm dependentes contribuirão com os seguintes percentuais:

– Beneficiário titular com um dependente: 7%;

– Beneficiário titular com dois dependentes: 7,25%

– Beneficiário titular com 3 dependentes ou mais: 7,5%

– Os 22 mil, que não têm dependentes, continuarão contribuindo com 6%

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cassems

Foto: Messias Ferreira