Iagro realiza oficina pedagógica sobre defesa sanitária em escola de Terenos

Iagro realiza oficina pedagógica sobre defesa sanitária em escola de Terenos

Postado em: 30 de maio de 2016

Iagro realiza oficina pedagógica sobre defesa sanitária em escola de Terenos

Nos últimos dias 16 e 17 de maio, 87 professores do ensino fundamental do município de Terenos participaram da XIX Oficina Pedagógica em Defesa Sanitária Animal e Vegetal ministrada por servidores da Iagro.

As oficinas pedagógicas fazem parte do Projeto “Coleção Iagro nas Escolas” que é uma ação educativa de convênio entre o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o governo do Estado e a Iagro. O trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar da agência: pedagogo, médico veterinário e engenheiro agrônomo.

Entre os temas discutidos nas oficinas, estão: brucelose, tuberculose, raiva, febre aftosa, uso correto de agrotóxicos e meio ambiente.

Segundo a gestora estadual agropecuário, pedagoga e coordenadora do projeto na Divisão de Educação Sanitária da Iagro, Terezinha Cléa Signorini Feldens, a oficina pedagógica tem por objetivo capacitar os professores do ensino fundamental com o conhecimento básico de temas relevantes da agropecuária – como: a sanidade animal e vegetal, a segurança e qualidade dos produtos e insumos agropecuários –, para que esses professores possam inserir os conteúdos nas práticas pedagógicas, atuando como multiplicadores de informações, contribuindo para a saúde pública e preservação do meio ambiente. A intenção, disse a coordenadora, é provocar discussões com pensamento ativo e crítico para que sejam desencadeadas iniciativas que contribuirão para mudanças no comportamento da família, a partir dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.

Essas capacitações também pretendem:

  • proporcionar aos alunos conhecer por meio da literatura infantil e dos jogos didáticos causas, sintomas e prevenção das doenças dos animais e vegetais que estão relacionadas com o trabalho dos familiares;
  • despertar no aluno o gosto pelo conhecimento das atividades agropecuárias de forma que futuramente produzam alimentos com sustentabilidade;
  • formar disseminadores de conhecimento sobre os temas debatidos nas oficinas.

Só neste ano de 2016, a Iagro já passou por 19 cidades, capacitando 1.904 professores de 218 escolas. Além disso, entregou livros infantis e jogos para os alunos do 4º ano e 5º ano.

Por: Assessoria de Comunicação