Governador reconhece a importância da Defesa Sanitária Agropecuária no Estado

Governador reconhece a importância da Defesa Sanitária Agropecuária no Estado

Postado em: 14 de julho de 2016

Governador reconhece a importância da Defesa Sanitária Agropecuária no Estado

Este ano de 2016, Mato Grosso do Sul tem conquistado vitórias importantes no setor agropecuário: o reconhecimento pela OIE com o status de livre de peste suína clássica e a liberação da exportação de carne in natura dos municípios da fronteira para a União Europeia.

Vitórias conquistadas através de um serviço de defesa sanitária eficiente desenvolvido pelos servidores da Iagro. E esse reconhecimento foi feito pelo próprio governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, na semana passada, em solenidade de entrega de novos veículos para a Iagro.

O governador argumentou que a única coisa que pode alavancar as vendas do setor é justamente as barreiras sanitárias. “Quando nós olhamos de janeiro a junho deste ano, nós praticamente tivemos uma expansão de 100% nas nossas exportações – tanto de grãos quanto de carnes. E essa expansão das exportações significa divisa, significa oportunidades. Então, manter esse fato com a vigilância funcionando é manter a competitividade do MS. Status de uma sanidade boa é a possibilidade de um mercado maior, de mais exportações”.

Reinaldo Azambuja lembrou que graças ao empenho dos servidores da Iagro, Mato Grosso do Sul está sem febre aftosa há uma década, o que proporcionou agora a abertura de mercado para municípios de fronteira – que vão exportar carne in natura para a União Europeia. “Nós tivemos um avanço na questão da suinocultura, estamos tendo outros avanços em outras ações de sanidade, tanto animal quanto vegetal, e isso só é possível graças ao trabalho e empenho dos servidores da defesa sanitária agropecuária”.

Avanços

O governador também disse que está buscando melhorar as estruturas de funcionamento da Iagro. Ele é defensor de unificar as estruturas do Executivo, centralizando o atendimento ao cidadão. Um exemplo é o que veem ocorrendo em Miranda, onde no mesmo prédio estão Iagro, Agenfa e Agraer.

“Sabemos que não se conquista tudo de uma vez só, mas eu tenho certeza que já teve um avanço e outros terão até o final de nosso mandato em 2018. Nós discutimos também a questão da ascensão da carreira. Questões que há muito tempo eram discutidas, mas nunca tinham avanços. Dessa vez, nós conseguimos avançar e tenho certeza que esse é o caminho”, lembrou Azambuja.

Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária

Outro reconhecimento aos servidores da Iagro foi a Lei que institui o Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária, que será comemorado no dia 26 de julho.

De acordo com a presidente do Sigeasfi-MS, Luíza Coutinho, a criação de um dia alusivo a todos os profissionais da carreira é um passo muito importante: “Isso reflete que estamos no caminho certo e que todo passo dado que visa a valorizar toda a carreira é muito positivo, pois todo mundo que é reconhecido trabalha melhor”, comentou.

Por: Assessoria de Comunicação do Sigeasfi-MS