Entrega de 26 veículos fortalece trabalho de defesa sanitária agropecuária em MS

Entrega de 26 veículos fortalece trabalho de defesa sanitária agropecuária em MS

Postado em: 7 de julho de 2016

Entrega de 26 veículos fortalece trabalho de defesa sanitária agropecuária em MS

Na segunda-feira, dia 04, em solenidade com a presença do governador Reinaldo Azambuja, foram entregues 26 veículos novos para compor a frota da Iagro. A aquisição dos carros foi possível através de um convênio entre o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Na solenidade, o governador Reinaldo Azambuja reforçou que a única coisa que pode assegurar a expansão das vendas do agronegócio é justamente as barreiras sanitárias. “Essa é a grande preocupação do mercado, de colocarmos produtos de qualidade. Neste primeiro semestre do ano, o Estado teve uma expansão de 100% nas exportações de agronegócios. Então, manter a vigilância funcionando é manter a competitividade do MS”, comentou.

O governador reafirmou o compromisso de melhorar as estruturas de funcionamento da Iagro. Ele ainda lembrou que graças ao empenho dos servidores e o compromisso dos produtores, o Estado está há anos sem febre aftosa. “Para ocupar mercados, só vai ser possível com produtos de boa certificação, com boa origem, com boa qualidade e fazer uma estrutura melhor para a Iagro é possibilitar tudo isso”, disse.

O diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, disse que a entrega dos 26 veículos vai atender 18 municípios o Estado. “Este ato representa o fortalecimento dos serviços de defesa animal e vegetal, da inspeção de produtos de origem animal, assegurando e garantindo a qualidade de nossos rebanhos, de nossos produtos, e indiretamente a saúde pública”. Luciano ainda destacou as recentes conquistas do Estado, resultado do trabalho da equipe da Agência, dos parceiros e do reforço nos investimentos feito pelo Governo do Estado, lembrando o reconhecimento de Mato Grosso do Sul pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) com o status de livre de peste suína clássica e a liberação da exportação de carne dos municípios da fronteira que compuseram a Zona de Alta Vigilância (ZAV) para a União Europeia.

De acordo com o superintende federal da Agricultura (SFA/MS), Orlando Baez, nos últimos 10 anos, o Ministério investiu R$ 100 milhões em MS, além da aquisição de 600 veículos. “Para que a sanidade aconteça, de certa forma positiva, tem que ter estrutura, tem que ter veículos, tem que ter recursos.

A presidente do Sigeasfi-MS, Luíza Coutinho, confirmou que a reestruturação da frota é muito importante, pois permite otimizar a execução dos programas de defesa agropecuária. “Com as novas viaturas, a defesa vai intensificar, por exemplo, a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal no Estado. Renovando sua frota de veículos, a Iagro vai possibilitar um maior suporte aos seus servidores para executarem os serviços de saúde animal e vegetal”, afirma.

A deputada estadual Mara Caseiro ressaltou também importância dos servidores da Iagro que trabalham todos os dias para trazer a melhor qualidade dos serviços e alimentos. “Nós temos alimentos que tem o registro de qualidade e nós sabemos que isso não trará perigos à saúde de toda a nossa comunidade”.

Por: Assessoria de Imprensa do Sigeasfi-MS