Em 4 anos, sindicato conquista vitórias importantes para servidores da Iagro

Em 4 anos, sindicato conquista vitórias importantes para servidores da Iagro

Postado em: 19 de dezembro de 2018

Em 4 anos, sindicato conquista vitórias importantes para servidores da Iagro

Criado em 2014, o Sigeasfi-MS conseguiu se consolidar como uma importante entidade representativa de parte dos servidores da Iagro. Nesses 4 anos, a primeira diretoria do sindicato conquistou abertura de diálogo no governo do Estado e sempre esteve em reuniões e discussões que envolviam o funcionalismo público de Mato Grosso do Sul.

“Entre as diversas lutas, diversos embates, hoje o Sigeasfi tem o nome estabelecido no governo, e adquirimos respeito por meio do diálogo, pois, mesmo nos momentos mais conturbados, o Executivo abriu as portas para o diálogo”, comentou a presidente do sindicato, Luíza Coutinho.

A presidente do Sigeasfi lembra de importantes conquistas, como: as correções de perdas salariais, em 2016, com melhorias significativas nas tabelas de subsídios, principalmente para os servidores mais novos no quadro da Iagro, sendo que os mais antigos, há um processo judicial em andamento para recuperação de tais perdas. Também houve ajustes na Lei nº 4.196/2012, que dispõe sobre a Carreira de Fiscalização e Defesa Sanitária, com a publicação de novas tabelas de subsídios com as correções de valores e exclusões de limitação de vagas, que prejudicava o avanço nas classes.

“Também abrimos diálogo com o governo para excluir a limitação de vagas para o cargo de Auxiliar de Serviços Agropecuários, sendo que a lei já foi elaborada e não foi publicada este ano em razão de ser ano eleitoral”, esclarece Luíza.

Outra vitória da categoria foi o alinhamento do horário da Iagro com os demais órgãos do governo do Estado, como as Agenfas. O governo do Estado publicou, no dia 8 de março de 2018, o Decreto nº 14.963 que estabelece o horário de expediente da Iagro e a jornada de trabalho de seis horas de seus servidores.

Veja outras conquistas nesses 4 anos de sindicato:

  • Registro do sindicato;
  • Criação do Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária em 26 de julho;
  • Processos judiciais em andamento;
  • Assessoria Jurídica: orientações jurídicas – conquistar o direito coletivo e individual da categoria e orientar os associados sobre as diversas demandas;
  • Aquisição de veículo.

De acordo com Luíza Coutinho, a criação de um dia alusivo a todos os profissionais da carreira foi um passo muito importante: “Isso reflete que estamos no caminho certo e que todo passo dado que visa valorizar a carreira é muito positivo, pois todo mundo que é reconhecido trabalha melhor. Mas cada conquista foi por meio de muitas idas e vindas ao governo do Estado, muito diálogo, muita paciência, muita determinação. Sabemos que muitas conquistas ainda teremos que buscar, mas a luta continua”, concluiu Luíza.

E o sindicato também esteve ao lado dos demais sindicatos e federações na luta pelo direito dos trabalhadores, a exemplo dos atos contra as reformas da previdência e trabalhista, além das negociações pelo reajuste linear dos servidores públicos estaduais.

Nova diretoria

A nova diretoria do Sigeasfi-MS vai tomar posse no próximo dia 1º de janeiro de 2019 e vai comandar o sindicato pelos próximos três anos, de 2019 a 2021. A eleição ocorreu no último dia 5 de dezembro em que estava concorrendo chapa única, encabeçada pela servidora Líliam Kohler dos Santos Angelo.

Por: Assessoria de Comunicação do Sigeasfi-MS