Ações de controle das equipes da Iagro garantem redução nos índices de raiva em MS

Ações de controle das equipes da Iagro garantem redução nos índices de raiva em MS

Postado em: 29 de junho de 2016

Ações de controle das equipes da Iagro garantem redução nos índices de raiva em MS

O ritmo intenso empregado nas ações de controle da raiva realizadas pela equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) sinaliza que os resultados do balanço, que será fechado no próximo mês, devem superar positivamente os obtidos no mesmo período do ano passado. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, médico veterinário Fabio Shiroma de Araujo, o controle da população destes transmissores é realizado através de visitas às propriedades rurais.

Somente nos dois primeiros meses deste ano, a equipe contabilizou a captura de 307 morcegos hematófagos, em 27 municípios do Estado, resultado de 211 visitas às propriedades com maior risco de ocorrência da doença e 109 vistorias de abrigos. Neste mês de junho, já foram vistoriados 25 abrigos com captura e controle de 263 morcegos hematófagos.

Em 2015, o Estado registrou o menor índice de focos de raiva com redução de 57% nos casos em relação à media dos últimos 8 anos, com a captura de 2.292 morcegos hematófagos.

Fabio Shiroma faz questão de ressaltar que a raiva é uma doença fatal transmitida dos animais para o homem. “Por isso, é tão importante podermos contar com a participação do produtor rural na comunicação dos casos de animais com sintomatologia nervosa, conhecimento de abrigo com morcegos e presença de animais com sugaduras por morcegos hematófagos”. Essa comunicação poderá ser feita no Escritório da Iagro mais próximo da propriedade.

Nos casos de animais suspeitos, o médico veterinário explica que em hipótese alguma se deve manusear estes animais sob o risco de adquirir a doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Iagro