26 de julho – Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária

26 de julho – Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária

Postado em: 26 de julho de 2016

26 de julho – Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária

Hoje, 26 de julho, é comemorado em Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária. Um profissional de extrema importância para a economia do Estado e também para a saúde da população, já que são esses trabalhadores que garantem a sanidade dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.

A carreira de Fiscalização e Defesa Sanitária da Iagro engloba cinco cargos: Gestores Estaduais Agropecuários, Agentes Fiscais Agropecuários, Agentes de Serviços Agropecuários, Auxiliares de Serviços Agropecuários e Fiscais Estaduais Agropecuários.

Neste ano de 2016, esses profissionais foram fundamentais para vitórias importantes no setor agropecuário, como: o reconhecimento pela OIE com o status de livre de peste suína clássica e a liberação da exportação de carne in natura dos municípios da fronteira para a União Europeia, isso porque o Estado está há 10 anos livre da febre aftosa. Outra importante conquista foi a adesão de Mato Grosso do Sul ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), o que vai abrir as portas do mercado nacional para agroindústrias locais.

Só para se ter uma ideia, no ano de 2015, Mato Grosso do Sul exportou 10,6 milhões de toneladas em produtos do agronegócio.

O nosso sincero respeito a esses profissionais que trabalham incansavelmente pela sanidade animal e vegetal. O Sigeasfi-MS parabeniza os trabalhadores de defesa sanitária agropecuária e reitera sua luta incessante para que esse servidor tenha melhores condições de trabalho e renda.

Por: Assessoria de Comunicação do Sigeasfi-MS