Notícias

24/05/2024

SERVIDORES DA IAGRO PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA FISCALIZAÇÃO EM FOCO DE INFLUENZA AVIÁRIA


    A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) realizou o “Treinamento em Limpeza e Desinfecção de Ambientes para Atendimento a Focos de Influenza Aviária” para seus servidores nos dias 21 a 23 de maio de 2024.

    A parte teórica foi realizada no Auditório da IAGRO Central, em Campo Grande, e as aulas práticas aconteceram na Fazenda Escola UFMS, em Terenos. Durante os três dias, os servidores receberam orientações sobre os procedimentos adequados para limpar e desinfetar instalações, equipamentos e veículos utilizados no atendimento a focos de doenças em aves.

    A IAGRO, que tem como missão proteger a saúde animal e vegetal no estado de Mato Grosso do Sul, promoveu essa capacitação como parte de suas estratégias para prevenir e controlar doenças em animais e plantas. O treinamento abordou técnicas eficazes de limpeza, desinfecção e biossegurança, com ênfase na prevenção da disseminação da influenza aviária.

    Espera-se que o treinamento contribua para a eficácia das operações da IAGRO no combate à influenza aviária e na proteção da saúde pública e do agronegócio em Mato Grosso do Sul. A agência continuará investindo em capacitação e atualização de seus servidores para enfrentar os desafios sanitários e ambientais com excelência.

*****

    Até o momento, Mato Grosso do Sul registrou o primeiro foco de influenza aviária em aves de subsistência (setembro/23). O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) foi detectado em uma criação de aves domésticas na cidade de Bonito. Esse é o terceiro caso de aves de subsistência detectado no Brasil. As medidas sanitárias estão sendo aplicadas pela IAGRO para contenção e erradicação do foco, e as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região estão sendo intensificadas. Vale ressaltar que não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco.

    A ocorrência do foco confirmado de IAAP em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros. O Ministério da Agricultura e Pecuária segue alertando a população para que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acionem o escritório da IAGRO mais próximo para evitar que a doença se espalhe. Não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), uma vez que não há registro da doença na produção comercial.

    Além disso, a proximidade da gripe aviária no Brasil levou o Estado de Mato Grosso do Sul a reforçar as medidas de vigilância contra a doença, considerando os prejuízos que ela pode causar à avicultura brasileira. O governo estadual instituiu um sistema de monitoramento, avisos e ações para prevenção à ocorrência da influenza aviária H5N1 no estado.

    Portanto, é fundamental que as autoridades continuem monitorando de perto a situação e tomem medidas preventivas para evitar a disseminação da doença e proteger tanto a saúde das aves quanto a segurança alimentar da população.



NOSSO ENDEREÇO

Av: Hiroshima, 1254 (FESERP/MS)
Carandá Bosque
CEP: 79.036-360 Campo Grande - MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta (exceto feriados) das 07:30 às 10:30 - 14 às 16:30 horas (com agendamento de horário)
Para atendimento via whatsapp o mesmo horário é aplicado.

© 2024 - SIGEASFI-MS.