Notícias

15/01/2020

Embrapa alerta para previsão de geada em junho de 2020


A Embrapa Agropecuária Oeste, através do seu sistema de previsão de geada, alerta que existe alta probabilidade de ocorrer geada forte no mês de junho de 2020, em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96%. Além disso, existe 74% de probabilidade de que essa geada seja classificada como forte, ou seja, ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

Riscos para o milho safrinha

O milho safrinha é a principal cultura de outono-inverno de Mato Grosso do Sul. Em 2018, foram cultivados no estado cerca de 1,7 milhão de hectares. Aproximadamente 70% dessas lavouras estavam na região Sul.


Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Luiz Flumignan, as geadas são motivo de grande preocupação por parte dos produtores, especialmente se elas ocorrem no mês de junho. “Em junho, normalmente o milho ainda se encontra em uma fase sensível de seu desenvolvimento e a dimensão do prejuízo está associada à intensidade da geada”, esclarece ele.

É justamente por esse motivo que o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) estabelece que, nessa região, o milho safrinha deve ser semeado até 10 de março, pois até essa data os riscos são mínimos.

Porém, nessa safra a semeadura da soja em geral foi feita tardiamente, devido ao atraso nas chuvas. Assim, a tendência natural é que a semeadura do milho safrinha também seja realizada mais tarde. O alerta do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste é que os agricultores busquem o apoio de técnicos capacitados e explica que “a possibilidade de geada forte, no mês de junho, coloca essa safra de milho safrinha numa condição de alto risco, assim o planejamento deve ser feito de modo a minimizar os possíveis prejuízos que podem se tornar realidade caso esse cenário futuro de clima se confirme no Sul do Estado”.

Danilton sugere ainda que, para esse ano, sejam levadas em consideração outras alternativas de cultivo de cereais de inverno no planejamento agrícola, tais como trigo e aveia, e ressalta ainda que “essas são opções viáveis, desde que fatores como disponibilidade de sementes no mercado e canais de comercialização sejam favoráveis”.

Histórico



Histórico de previsões de geadas de anos anteriores (Gráfico: Embrapa)

Este é o terceiro ano, consecutivo, que a Embrapa divulga as previsões de geadas para o mês de junho na região Sul de Mato Grosso do Sul.

Nos anos anteriores, a Embrapa previu que as temperaturas mínimas não seriam suficientes para configurar condições favoráveis a ocorrência de geadas. Essas previsões foram confirmadas e não tivemos geadas em junho (confira no gráfico lateral). Nos dois anos anteriores, 2018 e 2019, as previsões se diferenciaram da temperatura mínima ocorrida em no máximo 1 ºC.

“Nesses dois últimos anos, as temperaturas mínimas registradas em junho, no Sul do MS, ficaram acima de 4ºC, assim não houve geada nessa região, nesse período”, acrescenta Danilton.Como as geadas representam um fator de risco à produtividade no campo, a Embrapa Agropecuária Oeste vem analisando alguns métodos de previsão.

Conheça o sistema

O sistema de previsão de geadas foi desenvolvido no ano de 2017, pela equipe da Unidade, em parceria com a estudante de agronomia da UFGD, Rafaela Silva Santana. Atualmente, o sistema tem seus dados abastecidos pelos pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS): Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz.

O sistema usa dados de chuva da estação agrometeorológica do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste e da temperatura da superfície do mar, fornecidos pela agência americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

Com índice de confiança de 95%, o sistema é capaz de prever em dezembro, qual a temperatura mínima que deverá ocorrer em junho, no Sul de Mato Grosso do Sul. Baseando-se nessa temperatura prevista e na escala de intensidade de geadas (tabela 1), é possível informar qual a probabilidade de ocorrer geada e com qual intensidade.   

Essa previsão que pode ser divulgada em dezembro é monitorada até o mês de maio, pois, conforme ressaltam os pesquisadores, as condições de temperatura da superfície do mar podem mudar até junho e, se essa mudança for significativa, a previsão deverá ser reavaliada. “Não é normal ter que corrigir as previsões que são feitas com antecedência, porém isso pode acontecer, mas em geral, o mais comum é que elas se confirmem”, explica Danilton.


Showtec 2020

Durante o Showtec 2020, a previsão de ocorrência de geada na safrinha 2020 no Sul do MS, será tema de uma das palestras que serão apresentadas no stand da Embrapa, no espaço ‘Agricultura Movida à Ciência’. A palestra será proferida pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Luiz Flumignan, na quinta-feira, 23 de janeiro, das 9hs às 10hs, quando ele vai apresentar detalhes sobre o assunto.

Além disso, o pesquisador também estará disponível para esclarecer dúvidas e conversar sobre o tema, ao longo dos três dias do evento, no espaço “Clínica Tecnológica” também presente no stand da Embrapa no Showtec 2020.

Por: Christiane Congro Comas/Embrapa Agropecuária Oeste

Foto Capa: Auro Akio Otsubo

NOSSO ENDEREÇO

Av: Hiroshima, 1254 (FESERP/MS)
Carandá Bosque
CEP: 79.036-360 Campo Grande - MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta (exceto feriados) das 07:30 às 10:30 - 14 às 16:30 horas (com agendamento de horário)
Para atendimento via whatsapp o mesmo horário é aplicado.

© 2024 - SIGEASFI-MS.