Notícias

23/01/2020

Comitê do PNEFA discute fundo privado e andamento das ações durante a Showtec


O Comitê Estadual do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa) se reuniu nessa quarta-feira (22), durante a Showtec em Maracaju (MS), para apresentar os avanços realizados dentro do previsto no plano nacional para a retirada da obrigatoriedade da vacinação contra a aftosa em 2021.

O comitê é presidido pelo titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, e o vice-presidente é o presidente da Iagro, Daniel Ingold. A reunião debateu sobre controle dos dados, o fundo privado e ações na fronteira.

Daniel Ingold apresentou dados de aplicação em BI (Business Inteligence), que é uma ferramenta de redução de riscos e gestão para a Iagro, que já está em funcionamento e permite fazer um controle mais efetivo de todo o trânsito de animais em Mato Grosso do Sul. Também foi apresentada a criação de uma gerência de inteligência, que vai fazer o monitoramento da defesa animal e vegetal no Estado, e cujo decreto deve sair na próxima semana.

Outro ponto foi a discussão sobre a criação de um fundo privado, onde ficou acertado de que a Famasul irá apresentar uma proposta de melhor modelo nos próximos 15 dias para emergências em sanidade animal. “O governador Reinaldo Azambuja participou da reunião e destacou que com a nova lei do Fundersul, existe a possibilidade de aplicação de recursos no fundo privado de emergências da aftosa”, afirma o secretário Jaime Verruck.

Entre as ações de curto prazo está a implementação do sistema de vigilância sanitária na fronteira. A estruturação das bases na fronteira, com alteração no cronograma de trabalho dos veterinários da Iagro, além de avançar no acordo com o Paraguai, que deve sair entre ministérios dos dois países, em fevereiro, como mais um instrumento de combate ao trânsito de animais na fronteira.

“Esse processo de defesa e erradicação da aftosa em Mato Grosso do Sul é um jogo que o conjunto da economia ganha, ganha o produtor rural e principalmente passamos a ganhar mercado, por isso a responsabilidade tem que ser compartilhada entre os órgãos”, destaca o secretário.

Showtec 2020

A Showtec 2020 começou nessa quarta-feira (22) e está sendo realizada na sede da Fundação MS, em Maracaju (MS). A feira tem entrada gratuita e segue até sexta-feira (24), reunindo lideranças do setor, produtores rurais, técnicos e demais profissionais da área.

O evento é anual e conta com apresentação de produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Semagro, com acréscimo de informações do Portal Showtec

NOSSO ENDEREÇO

Rua Elpidio Espindola, 362
79081-716 - Jardim das Nações
Campo Grande - MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta das 07:30 as 11:00 das 13:30 as 17:00

© 2020 - SIGEASFI-MS.